A Serra da Gardunha, a Paisagem e as Aldeias
Desfrute de paisagens únicas durante todo o ano! Percorrer a Serra da Gardunha é descobrir um infindável número de lugares mágicos, que anunciam um território, onde permanece a convivência milenar do Homem com a Natureza.
A Sul da Gardunha a paisagem estende-se no horizonte, onde termina a serra e começa a planície, pontuada de sobreiros, onde pastam rebanhos de ovelhas. A Barragem da Marateca ou Santa Águeda marca a paisagem, onde pode usufruir da natureza em estado puro! As aldeias distribuídas entre a serra e o campo: Vale de Prazeres, Alpedrinha, Castelo Novo, Póvoa de Atalaia, Atalaia do Campo, Orca e Soalheira, são construídas de granito e povoadas de pessoas com muitas histórias para contar! Vale a pena visitar!
A Norte da Gardunha a vista é privilegiada para a Serra da Estrela e a para a Cova da Beira atravessada pelo rio Zêzere. A Barragem da Capinha e o regadio da Cova da Beira fazem com que os campos permaneçam verdes todo o ano. Do lado Norte da Gardunha convidam a uma visita as aldeias de: Alcongosta, Alcaide, Fatela, Valverde, Enxames, Telhado, Alcaria, Alcaide, Pêro Viseu, Capinha, Salgueiro, quintãs e Escarigo!